SOBRE

Aelita é uma marca de objetos e peças autorais criadas por Tici Andriani.

Preocupada desde criança com o destino e a beleza das coisas, ouviu do pai aos nove anos que seria designer, e a profecia se concretizou em um trabalho que envolve sustentabilidade, inovação e propósito.

Aelita usa materiais de fonte renovável, se preocupa em todos os passos da cadeia de produção e valoriza cada mão que cria o produto.

Aelita acredita que não existe design sem história. E mal pode esperar para estar presente na sua.

Mas por que Aelita?

Apaixonada pelos frenéticos anos 20 Tici Andriani um dia assistiu a “Aelita, a Rainha de Marte”, primeiro filme de ficção científica soviético, de 1924, que fazia parte da lista da referência de possíveis nomes para a marca.


A dica veio de Bêla, super designer e amigo da Tici, que já vinha trabalhando na criação da  identidade visual da marca. Bêla sabia desde o início que Ticia ia gostar o filme, e estava certíssimo. O longa traduziu perfeitamente o que já andava na cabeça da designer faz tempo.


A estética futurista e a história de empoderamento da Rainha Aelita deram forma ao gosto e às ideias de Tici para criações, e a Rainha emprestou seu nome para a marca.  (Valeu Bêla!)


“Meu amor, nosso amor estava escrito nas estrelas, tava sim!”


Aelita tem os pés fincados na terra em um processo sério de sustentabilidade e upcycling, mas a cabeça nas estrelas na hora de se inspirar.


O que vem do espaço é mágico, profundo, curioso, e as obras de Tici refletem essa paixão pelo desconhecido, pela estética espacial, inovações científicas e poder feminino.


Aelita é magia pura vinda do Cosmos, com um pós-punk bem alto tocando no fundo.


LOGÍSTICA REVERSA

Não deixa o Samba morrer
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que tu crias

A Aelita é uma marca de design com propósito, e por isso todos os objetos são pensados para ganhar uma nova trajetória mesmo quando caem em desuso. Esse processo se chama “Logística Reversa”.

Mas o que é isso, Aelita?

Calma, funciona assim: se um cliente não quer mais a joia, ao invés dela ir morar no fundo do armário, ela volta para as mãos da Aelita e o cliente ganha um crédito no valor do metal usado na joia. Depois essa peça pode ser vendida em um brechó da marca, ou ser alugada para colecionar novas histórias em festas, reuniões, filmes no sofá ou em viagens interestelares – a gente quer ir com você para qualquer lugar!

Se o abajur quebra, os cacos podem virar um vaso ou outro objeto, o que importa é que tudo nele vai ser reaproveitado e transformado em uma nova beleza.

Esse propósito de continuação está presente em todas as criações da Aelita, e seus diversos significados vão ser sempre explicadinhos na hora da compra.

Por aqui a gente não deixa o samba morrer, nem deixa o samba acabar! As belezas são responsáveis, eternas e sempre cheias de novas caras e significados.

TICI ANDRIANI

Please to meet you

Desde criança Tici Andriani misturava refrigerantes, inconformada das coisas terem um gosto só. E vivia fazendo um monte de perguntas para os pais questionando o formato das coisas. Queria tanto saber por que todos os pratos e copos eram praticamente iguais que aos 9 anos ouviu do pai: você vai ser designer.

E assim ela cresceu tendo mais certeza ainda do seu destino, se preparando para ser designer ao ir conhecendo o mundo e suas coisas. Museus e livrarias eram paradas obrigatórias nas andanças da família, e Tici foi vendo novas cores, formatos e angariando referências e olhares para sua bagagem que mais parece a bolsa da Mary Poppins – cabe tudo por lá.

Essa moça-multi coleciona personas, formações, cursos e paixões. Tudo o que ela viveu e ama faz parte desse enorme quadro de referências mental: o trabalho com Animação 3D, o período fazendo Master em VFX na Academy of Art University, o Desenho Industrial na FAAP e pós no IED, os anos em Design de Interiores no Studio Otto Felix, a imersão em Boisbuchet sobre Design For Humans, mas também a paixão pelo movimento Riot Grrrl, as heroínas feministas da história e a sustentabilidade – sempre, e desde o início, ligada a tudo o que a Tici faz.

Suas referências e paixões sempre andaram de mãos dadas com o consumo consciente. As mesmas milhares de perguntas que fazia na infância para os pais, ela repetia em relação ao fim dos objetos. Não faz sentido colocar algo no mundo sem se responsabilizar por ele. E é dessa crença em um design que traga soluções e seja sustentável além da beleza que a Aelita surgiu. Uma filha Rainha de Marte que é símbolo de tudo o que a Tici acredita: responsabilidade social, inovação, sustentabilidade, leveza, humor, e claro, ainda muitas perguntas por fazer.

Entre em Contato
WhatsApp
Gostaria de conhecer a Aelita?